Tutoria na EAD

O TUTOR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM EAD 


Meados do século XIX, a educação à distância, com o uso do correio para transmitir informações e instruções aos alunos e também para receber destes os resultados das lições emitidas, funcionaram como uma alternativa empregada principalmente na educação não formal. Logo depois já foi utilizada para tornar a educação a distancia acessível às pessoas que moram em áreas isoladas, e também para um publico que não tinham condições de cursar o ensino regular, utilizando meios de comunicação como o rádio, sendo o único meio de envio de informações rápidas e informações, ao invés do uso materiais via correios, o que tornou à EaD como uma educação de baixo custo e sendo vista com olhares desconfiados pela sociedade.
O progresso de uma sociedade está se desenvolvendo com novas descobertas na área da tecnologia, criando assim um avanço muito rápido e uma adaptação extremamente facilitadora perante a sociedade.
Um dos grandes pontos positivos com o avanço da tecnologia é a área da educação, com os meios tecnológicos criados, muitas pessoas estão sendo beneficiadas, utilizando-se desses meios para se desenvolver pessoalmente e se profissionalizando em diversas áreas. 
Um grande avanço da tecnologia foi à criação de meios tecnológicos para a Educação a Distância, chegando a lugares e pessoas com uma excelente qualidade de ensino, com as necessidades do ser humano impulsionaram o processo da aprendizagem que dificilmente chegaria a certos lugares em um curto espaço de tempo.
O avanço da EAD sem dúvida, foi e será um marco na história da tecnologia, pois foi por meio dela que o conhecimento técnico se espalha em diversas partes do mundo, beneficiando assim a uma nova construção do conceito de qualidade de mão de obra em diversas áreas.
Conforme as modalidades surgem, aparecem também os personagens envolvidos nesse contexto. Em algumas modalidades, o tutor exerce a função de professor: professor/tutor em outras existe o professor conteudista, aquele responsável pela elaboração do material didático, muitas vezes não é o mesmo professor que ministra a disciplina e os tutores: eletrônicos e em outras ainda: o professor, o tutor eletrônico e o tutor presencial
Considerando que nas diferentes modalidades de Educação a Distância, professor, aluno e tutor, em algumas modalidades, estes, são chamados de monitores estão presentes. O tutor tem papel fundamental garantindo a continuidade da proposta pedagógica junto aos alunos.
Se pensar etmologicamente a palavra tutor tem o significado de cuidado e proteção. Na educação este significado foi adaptado de acordo com as orientações pedagógicas e assume o significado de mediação na relação do aluno com o conhecimento.
Nas videoconferências. o tutor é quem auxilia o aluno a construir o conhecimento e a desenvolver sua autonomia. O tutor é tido como aquele que tutoria, que protege, ampara os seus, neste contexto, os alunos.
    Comumente, encontramos dois tipos de tutoria nos modelos atuais de EaD. A tutoria a distância, desenvolvidas por profissionais da área do curso, mas separados do aluno geograficamente e temporalmente, dependendo do modelo do curso e o tutor presencial, também chamado pelos alunos de tutor de sala que é a figura presencial que acompanha o aluno. Nesse estudo, abordaremos a figura do tutor presencial, na impossibilidade de discutirmos as duas formas de tutoria em toda sua amplitude.
O tutor é um elo nesta rede de conectividade da educação a distância, pois, através dele e de seu comprometimento é que os alunos realizarão as atividades propostas. Cabe ao tutor, manter um relacionamento inter-pessoal com seus alunos, que possibilite, a proximidade e a cordialidade.  
Todo profissional para atuar de maneira eficaz, deve contar com formação e qualificação, mas como mensurar, quais as habilidades indispensáveis de um profissional para atuar como tutor? Nem sempre a qualificação técnica é aquela que prevalece neste processo de aprendizagem e convivência de tutor/aluno. 
O tutor deve garantir equilíbrio, nas relações. Contemplando as exigências institucionais, e as do aluno. Por vezes, nas instituições confundem-se as atribuições do tutor, quem é quem, quem faz o que, descrever os seus cargos e tarefas de forma clara, garante com que frente ao aluno, o tutor, exercerá com excelência o seu papel. 



Videos



UNOPAR
Especialização em EAD


Alunos:   Giliano de Jesus
               Jucelaine Souza
               Vilcionei Baggio

Visitas

Postagens populares